Horário de funcionamento do cemitério de segunda a domingo das 07:00 às 17:00 hs
A Capela São Sebastião de Águas Claras foi tombada pela Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Nova Lima-MG
Nome atribuído: Capela São Sebastião de Águas Claras
Localização: Praça São Sebastião, s/n – Distrito de São Sebastião da Águas Claras – Nova Lima-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 1657/2000
Descrição: Outra construção do século XVIII, presumivelmente de sua segunda metade, é a capela erguida em São Sebastião das Águas Claras (Macacos).
Emoldurada por vasta vegetação e predominando numa paisagem arquitetônica de construções baixas, a Capela de São Sebastião tem à sua frente um grande cruzeiro de madeira e guarda, em seu interior, um acervo de inestimável valor: o retábulo do altar-mor e imagens em madeira. Os primeiros reparos na capela foram feitos ainda no século passado.
Em 1988, ela foi totalmente restaurada. Essas obras, entretanto, em nada comprometeram as características originais. Nova restauração foi feita pelo IPHAN, concluída em setembro de 2002.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: A Capela de São Sebastião é uma parada obrigatória para quem vai a São Sebastião das Águas Claras – Macacos. Localizada na área central da região, na rua Maria da Glória, a charmosa capela está de pé desde o século XVIII.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: Mais conhecido como Macacos, o distrito de São Sebastião das Águas Claras começou a ser povoado na primeira metade do século XVIII e, já em 1740, constava como arraial no censo populacional realizado na vila de Sabará. O arraial de Macacos teve seu crescimento ligado à exploração de ouro no chamado ‘Descoberto dos Macacos”, por volta de 1765. Poucas construções restaram do período colonial, entre elas a capela de São Sebastião.
Fonte: Câmara Municipal.
Avalie essa página!
Your page rank: