chame o atendimento emergencial agora!

Anúncio

Cemitério dos Ingleses (British Burial Ground)

Endereço: R. da Gamboa, 181 – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ, 20220-324
Telefone: (21) 2233-4237

Horário de funcionamento do cemitério de segunda a domingo das 08:00 às 17:00 hs

Horário funcionamento do velório 24h

British Burial Ground, mais conhecido como Cemitério dos Ingleses, é uma necrópole particular, de orientação originalmente protestante, localizada no bairro da Gamboa, na cidade do Rio de Janeiro. Fundado em 1811, é o cemitério a céu aberto mais antigo do Brasil ainda em atividade.

Com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e logo após a promulgação do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, em 1808, houve um grande afluxo de cidadãos britânicos ao País, em especial ao Rio de Janeiro, na época a capital colonial elevada à condição de corte. Estes britânicos eram, em sua maioria, anglicanos e protestantes, portanto impedidos de serem sepultados no interior e no adro de igrejas católicas, como era habitual.

Pensando nisso, a representação britânica no Brasil solicitou ao Príncipe Regente Dom João, em 1810, como parte do Tratado de Amizade e Comércio Portugal-Inglaterra, o estabelecimento de um cemitério e de um templo anglicano na cidade. Naquele mesmo ano, Lord Strangfort adquiriu as terras pertencentes à antiga chácara de Simão Martins de Castro, chamada “Forno do Cal”.

Avalie essa página!

0 / 5

Your page rank:

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Newsletter

Seja o primeiro a receber as notícias!